quarta-feira, 16 de maio de 2018

3 peneiras

AS TRÊS PENEIRAS 

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém. 

Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras? - indagou o rapaz.

- Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

- Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
Quais são as 3 peneiras?
Como elas funcionam?
Por que fofocas são prejudiciais?

Amigos de mentira

Amigos de mentira
O menino tinha muitos amigos na sua vida difícil. Mas, um dia percebeu que nem todos eram os seus amigos como pensava. Quando mais precisou de alguém, quando mais precisou de ajuda, aqueles que se diziam seus amigos desapareceram todos. O menino ficou quase sozinho no mundo. Ao seu lado apenas três amigos. Os outros eram amigos de mentira que viviam tirando proveito do seu jeito bondoso e carinhoso de cuidar das pessoas. O menino pensou consigo que amigos de verdade são muito raros de se conquistar e que há amigos de mentira que se aproveitam da gente. O menino fez uma lista com o nome dos seus três melhores amigos e guardou dentro de um livro de poesia para ganhar perfume de verso. Dizem que poesia tem cheiro de flor, por isso ele queria que seus amigos virassem flores.

Interpretação textual.
1 – Qual o título do texto? 2 - Como era a vida do menino? 3 – O que o menino tinha? 4 – O que o menino descobriu? 5 – Onde o menino guardou os seus amigos?

6 – O que é uma mentira? 7– O que é um amigo? 8– Por que há amigos de mentiras?9 – Como se constrói um amigo de mentira? 10 – Por que algumas pessoas se vestem de mentiras?

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sofisma - 8 ano

Sofisma ou sofismo é um conceito filosófico que está relacionado com a lógica, a argumentação e os tipos de raciocínio.
Trata-se de um erro, uma argumentação falsa que é cometida intencionalmente com o intuito de persuadir seu interlocutor. Assim, ele gera uma ilusão de verdade.
Esse conceito é largamente utilizado nos argumentos filosóficos e por apresentarem uma estrutura lógica parecem reais.
Embora pareça ser um raciocínio válido, ele é inconclusivo de forma que usa de relações incorretas e propositalmente falsas e ilógicas.
Atividade:
1) O que você entende por 'algo feito intencionalmente' ?
2) É correto, moralmente falando, tentar convencer uma pessoa como falsos argumentos? 
3) O que seria o contrário de sofisma? 

Dilemas morais - 9 ano -

No livro A Escolha de Sofia, de William Styron, que virou filme estrelado por Meryl Streep, uma prisioneira polonesa em Auschwitz recebe um “presente” dos nazistas: ela pode escolher, entre o filho e a filha, qual será executado e qual deverá ser poupado. Escolhe salvar _____, que é ____ e tem mais _______, mas nunca mais tem notícias ______. Atormentada com a decisão, Sofia acaba se matando anos depois.
Dilemas morais, como a escolha de Sofia, são situações nas quais nenhuma solução é satisfatória. São encruzilhadas que desafiam todos que tentam criar regras para decidir o que é certo e o que é errado, de juristas a filósofos que estudam a moral.
Cada vez que um filósofo monta um sistema de conduta, procura algo que responda a todas as situações possíveis. O filósofo inglês John Locke (1632-1704), por exemplo, definiu o bem pela não-agressão, aquela idéia de que “minha liberdade começa onde termina a sua”. Já Ros­seau (1712-1778) considerava o certo a vontade geral, a decisão da maioria.
Atividade:
O trem descontrolado
Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?
( ) Mudaria
( ) Não mudaria

Justifique sua escolha: 

Verdade cientifica - 9 ano

A verdade científica é uma construção racional rigorosa com base em métodos e instrumentos; é uma interpretação da realidade condicionada ...