quinta-feira, 18 de outubro de 2018

9 ano - Politica


Brasil é uma federação pela União de EstadosMunicípios, e um Distrito Federal.
O poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.
O Brasil é uma república, isto é, “república” do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.
 O sistema é presidencialista, ou seja, o presidente da República é chefe de Estado e também chefe de governo. É federativa porque os Estados, municípios, e o DF autonomia política, podem escolher seus governantes.
A União está dividida em três poderes, independente e harmônica entre si. São eles o legislativo, que elabora leis; o executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãosentidades e o Estado.
O Brasil tem um sistema pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos políticos. Estes são associações voluntárias de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

6 ano - cidadão e cidadania

Afinal, o que é ser cidadão?
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila. Também, os deveres como respeitar a liberdade dos outros, respeitar a opção religiosa, a propriedade alheia. 
Em nosso país esses direitos e deveres são garantidos pela Constituição Federal de 1988. 
Como exercemos a cidadania?
Cidadania é exercida diariamente quando cumprimos nossos deveres e observamos se os direitos nossos e das outras pessoas são respeitados.

É  participar conscientemnente e com responsábilidade no cumprimento das leis que regem nosso país. 

Esse ano, 2018, está ocorrendo uma eleição presidencial em nosso país. Partindo desse acontecimento ser cidadão é participar da eleição com consciência, votar em quem acreditamos ser a melhor escolha, não divulgar fake news, nem agir com violência e agressividade. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

8 ano - Existencialismo


Existencialismo

Para os pensadores existencialistas, a principal característica dos seres humanos é que eles existem, somente por isso é que tudo o mais é possível em nossa vida. Acontece que a vida humana não é um mar de rosas, pois há muito sofrimento, muitos caminhos a seguir, e, às vezes, ela parece estar contra nós. Assim, essa corrente filosófica se preocupa em fazer com que cada pessoa descubra o verdadeiro significado de sua vida.

A contribuição mais importante do existencialismo é sua ênfase na responsabilidade do homem sobre seu destino e no seu livre-arbítrio (somos livres). Não adianta culpar a sociedade, Deus, as más influências, a bebida, a droga, pelas coisas erradas que fazemos. Nós somos os responsáveis, e devemos assumir o mal que fazemos, pelo uso errado de nossa liberdade.

Filósofos existencialistas:

a)Cristãos: Soren Aabye Kierkegaard, Gabriel Marcel.
b)Ateus: Jean – Paul Sartre, Martin Heidegger.

Leia o texto (não necessita copiar o texto ou as perguntas, somente colocar as respostas)e responda o que se pede:

Diferença entre viver e existir.

Nós, enquanto adultos, podemos escolher como levar nossa vida. Há um versículo na quinto livro da Torá, em que D’us nos diz que Ele está colocando dois caminhos diante de nós – a vida e o oposto da vida – e Ele nos ordena escolher a vida. 
Nossos Sábios perguntam: que tipo de escolha é essa? Quem optaria pelo oposto da vida? E respondem que, de fato, muitas pessoas optam por não viver – escolhem simplesmente existir.
Talmud ensina que aquele que é mau, mesmo enquanto ainda está na Terra, é chamado de morto, ao passo que o justo, mesmo após deixar este mundo, é chamado de vivo. O Talmud explica que a verdadeira vida não é medida por quanto tempo passamos na Terra, mas pelo impacto positivo que causamos. Um justo deixa um impacto incomensurável e eterno, mesmo depois de não estar mais entre nós. Aqueles que optam pela vida são aqueles que infundem energia positiva nos demais. Aqueles que optam pelo oposto de vida são aqueles que sugam a energia dos outros. Eles não impactam as pessoas de forma positiva, não geram energia. Vivem apenas para si mesmos, geralmente levando uma vida egoísta e arrogante e se tornam um peso para quem os cerca. Eles não compartilham nada com ninguém e, como só se preocupam consigo mesmos , ninguém mais lhes importa, a menos que possam levar alguma vantagem. São muitos os que vivem assim, mas na realidade não estão realmente vivendo, eles apenas existem.


1.Explique a partir do texto qual o significado de viver?

2.De acordo com o texto algumas pessoas somente existem. Como são essas pessoas?

3.Uma pessoa responsável é uma pessoa que age de modo ético? Justifique.

4.Para você por qual razão de muitas pessoas não assumirem seus erros. Justifique.

5.Marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas, tendo o texto como fundamento.

a.( ) De acordo com o texto existir é o mesmo que viver.
b.( ) De acordo com o texto o justo é chamado de vivo, mesmo após morrer.
c.( ) As pessoas que optam pelo oposto da vida ajudam muito os outros.
d.( ) O justo gera energias positivas.
e.( ) Quem escolhe o oposto da vida vive de modo egoísta.

PS.: Talmud consiste em sessenta e três tratados de assuntos legais, éticos e históricos, escritos pelos antigos rabinos (cléricos judeus).

7 ano: Aparência e essência.


A aparência e a essência das coisas.

A aparência de uma coisa é aquilo que nós identificamos, imediatamente, diante de nossos olhos, é o aspecto exterior de alguma coisa. Por exemplo, olhe ao redor de onde você está. Todas as coisas que você está vendo estão aparecendo para você, não é o seu pensamento que cria essas coisas.
Por outro lado, existe uma configuração interna em tudo que vemos. A esse aspecto interno das coisas chamamos de essência. A essência, aquilo não aparece, é quem determina o que cada coisa é.

Na primeira vemos somente o exterior, o que nos aparece da maça, ou seja, sua casca, caule e folha. Já na segunda imagem vemos o interior da maça com sua polpa e semente. A segunda imagem mostra mais da maça, sua polpa e sementes, mas mesmo assim não mostra a essência da maça. Para descobrir a essência da maça teríamos que examinar o interior, a essência, das sementes da maça.


Vejamos essas duas maças:
















Atividade:

O que significa dizer "quem vê cara, não vê coração"?

Verdade cientifica - 9 ano

A verdade científica é uma construção racional rigorosa com base em métodos e instrumentos; é uma interpretação da realidade condicionada ...