sexta-feira, 19 de julho de 2019

Verdade cientifica - 9 ano


A verdade científica é uma construção racional rigorosa com base em métodos e instrumentos; é uma interpretação da realidade condicionada pela racionalidade humana, instrumentos e técnicas existentes num dado momento.



Uma das exigências dessa construção/conhecimento científico é a objectividade. A objectividade do conhecimento significa, à partida, a descrição da realidade independentemente das características do investigador.



A objetividade é inerente à verdade científica. Isto significa que com rigor metodológico que qualquer investigador, repetindo as operações lógico-matemáticas, experimentais e obtenha sempre os mesmos resultados.

Inversão de valores - 8 ano

Inversão de valores
- Valores morais, são o conjunto de regras, leis e costumes que devemos respeitar e segui-las.
 - Inversão de valores é quando não seguimos essas regras, infligimos a lei, fazendo o contrário do que deveríamos ter feito, ou seja, é inversão de valores é trocar o certo pelo errado, o bom pelo mau.
Aquela pessoa que comete a inversão de valor (Não segue as regras, inflige as leis) não tem moral, nem ética, sendo desrespeitada pela sociedade.
Um Exemplo:
Um fato que podíamos relatar ficticiamente, representando esses dois conceitos, seria em um site de compras, vendas e trocas online.  
Quando decidimos comprar algo pela internet (com nesse tipo de site) não precisamos só saber se o site é confiável, mais principalmente o vendedor que está divulgando o produto, podemos observar isso mantendo contato com o vendedor, mais também observar nos comentários abaixo os depoimentos das pessoas que já fizeram negócio com o vendedor, ao ponto de descobrir se ele é confiável ou não. E é ai que entra a questão do conceito de moral e ética, pois se o Tal vendedor for de confiança saberíamos através de recomendações e a maioria dos comentários a favor, ou seja, ele está recebendo apoio moral, por ter cumprido sua palavra conforme o prometido sendo assim considerado uma pessoa de ética.



https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/os-valores-morais-inversao-valores.htm

terça-feira, 21 de maio de 2019

8 ano - Advogado do diabo


Cargo de advogado do diabo realmente existiu no Vaticano

A expressão “advogado do diabo” é usada para definir alguém que defende um cliente ou uma causa para a qual moralmente não há defesa. Por vezes, ele defende um argumento contrário ao da maioria apenas com o intuito de testar a qualidade do argumento. Mas você sabia que o conceito tem uma origem literal?
O cargo de advocatus diaboli, ou advogado do diabo, existiu no Vaticano durante séculos. A posição foi criada pelo Papa Sisto V em 1587. Sua função era apresentar argumentos contrários em processos de beatificação e canonização, questionando a autenticidade de milagres de candidatos a santo de um ponto de vista cético. 
A tarefa do advogado do diabo não era agradável. De acordo com a Enciclopédia Católica de 1913, “é seu dever sugerir explicações naturais para supostos milagres e até especular a respeito de motivos humanos e egoístas por trás de gestos heróicos”. Sua função era vista como difícil, mas necessária. 
O Papa João Paulo II modernizou o processo de canonização e extinguiu o cargo em 1983. A medida agilizou imensamente o procedimento. O Papa polonês canonizou cinco vezes mais santos do que seus predecessores de todo o Século XX.  Mas em casos controversos, o Vaticano ainda utiliza informalmente o testemunho de críticos a candidatos a santo.



segunda-feira, 29 de abril de 2019

O que é um argumento


O que é um argumento?
Um argumento é um tipo de raciocínio que tem início, meio e fim, onde no final é apresentada uma conclusão. Um argumento é constituído de frases declarativas, que são chamadas premissas. A última frase, ou premissa, é a conclusão, ou seja, o final do argumento. Os argumentos são válidos (VLD) ou inválidos (INV). A validade depende da maneira como expressamos o nosso argumento quanto a forma e ao conteúdo. A forma é a maneira como as frases que usamos se relacionam entre si e com a com a conclusão. Já o conteúdo é a parte que fala se nossas frases são verdadeiras ou falsas. Um argumento válido é aquele em que a forma é boa e o conteúdo é verdadeiro. Em qualquer outro caso o argumento é inválido. Exemplo
F1) Donald Trump é o atual presidente dos EUA.
F2) Todos os presidentes dos EUA vivem na América do Norte.
F3) Donald Trump vive na Amércia do Norte.
F1 é V
F2 é V
F 3 é V – conclusão. Logo, o argumento é válido.

domingo, 24 de março de 2019

segunda-feira, 11 de março de 2019

12/03/19

Leia os trechos do texto a seguir sobre falta de educação e ética nas redes sociais e responda as questões:

(…) Recentemente um amigo postou uma piada em seu mural do Facebook. Fiz um comentário no post dele, remetendo a uma situação da época em que trabalhamos juntos. Imediatamente um rapaz postou um comentário extremamente ríspido em resposta à minha brincadeira, sendo que ele sequer tinha como entender o significado da mesma por desconhecer a situação que a gerou. Respondi em tom ameno, o que foi rebatido com novo comentário que, dessa vez, foi ainda mais grosseiro. Respirei fundo e respondi que o espaço em específico do post era para brincadeiras e não para alfinetadas. Além, que eu não o conhecia e que, em se tratando disso, gostaria que as formalidades e respeito fossem mantidos. Nova resposta do sujeito, que dessa vez conseguiu se superar na falta completa de noção de fair play, limite, cordialidade e respeito a uma desconhecida (eu, no caso) e também ao seu próprio amigo (o amigo em comum). (...)Então, pergunto: que liberdade é essa que as pessoas tomaram ao atravessar conversas entre A e B, falar tudo o que pensam muitas vezes sem entender o que está sendo dito por outras pessoas, xingar, ser mal-educadas, agressivas, intolerantes?(…)Quem é mal-educado e agressivo nas redes sociais também é na vida.(…)
Aline B.

1.Avaliando a situação descrita acima você acha que a autora agiu corretamento com o sujeito que a ofendeu? Justifique.

2. Você concorda com a frase: “Quem é mal-educado e agressivo nas redes sociais também é na vida”. Justifique sua resposta.



3. Em sua opinião qual a razão das pessoas agirem tão mal em redes sociais?

Verdade cientifica - 9 ano

A verdade científica é uma construção racional rigorosa com base em métodos e instrumentos; é uma interpretação da realidade condicionada ...