quinta-feira, 12 de abril de 2018

9 ano

Qual forma de governo Thomas Hobbes defendia:
(  ) Capitalista  (  ) Republicana (  ) Monarquia absolutista  (  ) Monarquia socialista

A virtude da temperança seria:_________...

Qual o mérito da virtude da temperança?

De acordo com Hobbes os homens em um estado primitivo, que ele chama estado de natureza, são egoístas. O que esse egoísmo causa para os homens?

Qual a função do contrato social para Hobbes?

De acordo com Hobbes o que é necessário para fazer esse contrato social funcionar?

Você concorda com Hobbes, a saber, que as pessoas, mesmo hoje em dia, se deixadas a agirem livremente serão sempre egoístas? Por quê?

Se as pessoas agirem com temperança elas serão egoístas? Por quê?



O que é Filosofia?
A Filosofia nasceu na Grécia antiga, 3000 à 2500 anos aproximadamente, e surge da preocupação de homens e mulheres em saber o por quê das coisas, ou seja, o motivo, a razão de ser das coisas. A finalidade era propiciar uma vida mais racional, menos mítica. Perguntas tais como:

Qual a origem do mal?
Quando morremos tudo morre, ou temos uma alma eterna?
Os números expressam verdades eternas ou são apenas uma invenção humana?
Qual a natureza do poder?
Qual a natureza da verdade? A verdade é objetiva ou uma invenção humana?
Devo fazer o bem sem olhar a quem?
Devo matar uma pessoa para salvar outra?
O que é a justiça?
Devo maximizar a minha liberdade para ser feliz?


Essas são preocupações que fazem parte da vida humana a muito tempo, e é de onde parte a Filosofia. Que ao pensar e tentar encontrar soluções para essas e outras questões tem como objetivo melhorar a vida das pessoas tornando-as mais prazerosas ao viverem as suas vidas. 

Biografia de Thomas Hobbes

Thomas Hobbes (1588-1679) foi um teórico político, filósofo e matemático inglês. Sua obra mais evidente é "Leviatã", cuja ideia central era a defesa do absolutismo e a elaboração da tese do contrato social. Hobbes viveu na mesma época que outro teórico político, John Locke, que era defensor dos princípios do liberalismo, ao passo que Hobbes pregava um governo centralizador.

Thomas Hobbes (1588-1679) nasceu na Inglaterra, no dia 5 de abril de 1588. Foi uma época em que a Inglaterra era dominada pelos Tudors e sofria o perigo da invasão da esquadra espanhola. Era filho de um vigário e teve sua tutela confiada a um tio. Estudou em Malmesbury e Westport, entrando mais tarde em Oxford, cuja educação era de teor aristotélico e tomista. Mas Hobbes não admirava a filosofia de Aristóteles. Foi mais influenciado pelas ideias do mecanicismo do universo e pelo cartesianismo, comum entre os intelectuais da época. Conheceu o astrônomo Galileu Galilei, cuja ideia, ajudou na tentativa de desenvolver uma filosofia social.
No período em que viveu, a Inglaterra vivia a aurora de seu império, era época da revolução gloriosa, no século XVI, e a marinha inglesa começava a se fortalecer na conquista dos mares.

Thomas Hobbes era defensor da monarquia. Por isso, viajou à Paris na eminência da guerra civil inglesa. Lá, tornou-se professor de matemática do futuro rei inglês Carlos II. Voltou à Inglaterra depois da guerra e publicou o seu livro mais famoso, "Leviatã", em 1651. Mas as ideias de Hobbes não foram bem aceitas na época, principalmente por ser considerado ateu. Seus livros foram queimados em Oxford e suas ideias ateístas foram mal vistas pela Royal Society.

No livro "Leviatã", Hobbes defendia a tese do homem que, por viver num estado de natureza onde todos estariam preocupados com os seus próprios interesses, seria necessária a existência de um governante forte para apaziguar os conflitos humanos. A guerra de todos contra todos (bellum omnia omnes) só seria evitada através do contrato social.

Hobbes defendia que a igreja cristã deveria ser administrada pelo monarca, que também poderia fazer a livre interpretação da bíblia, embora não concordasse com os preceitos da reforma protestante nesse sentido.

Thomas Hobbes morreu no dia 4 de dezembro de 1679, com 91 anos, depois de ter escrito, já na velhice, a tradução da "Ilíada" e da "Odisseia" para a língua inglesa.

Thomas Hobbes – conduta humana e liberdade
No Estado de natureza, os homens, fundamentalmente egoístas e tendo necessidade dos mesmos bens, são fatalmente inimigos entre si (homo homini lupus), em luta perpétua e universal (bellum omnium contra omnes), em que nem sequer a vida está segura. Pelo seu próprio egoísmo, os homens são impelidos a sair, portanto, de tal situação, para se unirem entre si, renunciando aos próprios egoísmos contrastantes. Entretanto, esse contrato social de não se destruírem mutuamente não teria eficácia contra o eventual e fatal ressurgir dos egoísmos de cada um, se não houvesse uma força, um egoísmo maior, capaz de dominar esses egoísmos pela força. Assim, cada um cede, de acordo, a um poder superior, ao Estado, ao soberano, todos os direitos e poderes particulares, a própria liberdade, para ser por ele protegida contra os egoísmos individuais.  

Aristóteles e a temperança
A virtude da temperança, em uma reflexão mais direta, seria a virtude que visa a moderação dos desejos, a capacidade de exercer o domínio sobre as nossas vontades e os nossos instintos e o equilíbrio geral do ser.
Para São Tomás de Aquino, padre, filósofo, teólogo e Doutor da Igreja, a temperança era a virtude que tinha como objetivo a quietude do ânimo, fruto da ordem e do equilíbrio interior.
Aristóteles, filósofo grego e aluno de Platão, tratou a temperança em um campo mais restrito: o dos vícios corporais. Para ele a temperança era algo entre o desregramento e a insensibilidade, especialmente no tocante aos sentidos do tato e do paladar.
Todo o mérito da temperança reside no fato de que o ser temperante é alguém capaz decontrolar o seu desejo e não ser controlado por ele. E essa é uma imensa vitória!
A temperança não significa a proibição dos prazeres e da realização das vontades, mas sim o livre desfrutar. Livre por ser moderado e consciente, não excessivo e desregrado. O que torna a temperança algo raro entre as pessoas e, por isso, uma grande virtude, é que a sua prática é muito difícil. Vivemos em uma sociedade de consumo, uma sociedade carregada por excessos.

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